Interior do Uruguai 2005 indo para a travessia do Rio da Prata, averdinha recém reformada,novinha. |
R$ 55.000,00 (não baixo) carro para quem sempre sonhou em
“preparar” uma Toyota para viajar longas distâncias, o pacote de atributos
mecânicos desse carro já foi testado até na Carretera Austral, Chile e na Ruta 40, Argentina.
Carretera Austral Chilena em 2006 na Volta Patagônica de 15 mil km. |
(Para que entende de Toyota, por favor não vou aceitar
propostas nem trocas, não insista somente R$ 55.000,00 a vista, não vamos perder tempo um do outro.)
A aparência do carro quando eu comprei 2003. |
Sou 4 ° dono (nunca fez trilha - carro foi de um padre e
dois fotógrafos antes de mim, só trabalho leve e viagens – USHUAIA 2 vezes, uma
comigo)
O motor OM 314 - 1977 já foi feito em 2004 (dura mais
20 anos no mínimo, bem tratado muito mais)
A reforma do carro 2003 - 04 |
Bomba injetora original BOSCH revisada recentemente, nunca deu problema.
A lata foi feita em 2002-2003, na época o carro foi
desmontado e montado com parafusos de aço inox ficou lindo (hoje já mostra as partes onde não capricharam,
afinal vivo numa ilha)
4 bancos de marea (o do motorista precisa reparos) Os cintos são de Marea também.
Volante original forrado de couro.
Fundo do caixote forrado de manta asfáltica
Proteção de estribo Beppo - estribos de alumínio feito de
chapa de piso de ônibus
Suporte de estepe e galão (com galão) apoiado no chassis.
Pneus do estepe 0km, os quatros rodando meia-vida.
5 Aros Mangells 16”, Vidros laterais e traseiro com película verde claro (2005).
Antillanca, 360º na cratera do Vulcão - Chile 2005 recem reformado. |
Outras Melhorias mecânicas:
Foto ilustrativa da caixa |
Disco e plateau moderno 2000 Capa-seca e caixilho da Toyota original 1994 (para 5 marchas)
Turbo com escape totalmente dimensionado feito em 2005 – fez 10 km/L na Patagônia.
Coletor original Toyota para receber o Turbo.
Radiador novo trocado em 2019 - Sempre completado com agua mineral.
Tanque de combustível plástico da Metalugica CLA com bocal de alumínio de 80 litros instalado desde 2007 no local do estepe original em baixo do assoalho traseiro (com chapa protetora de aço).
Estrutura em baixo do assoalho do carona para uma bateria extra de caminhão (se for usar) hoje está com uma bateria só, mas de partida rápida na caixa original em baixo do banco do motorista.
Piso e alavancas originais do modelo 5 marchas
Freio de mão original acionado no cardãn traseiro instalado (precisa lonas novas e regulagem - ou substituir o sistema de lonas por um de freio a disco no cardã mais atual)
Freio a disco na dianteira e tambor na traseira
Freios são hidráulicos. mas acionados a AR (buzina de caminhão
a AR e pistola de AR na cabine)
Reservatório de AR de 7 libras para o freio embaixo do
assoalho (o sistema funciona sem falhas desde 2005, mas hoje precisa manutenção par viajar).
Duas cuícas de caminhão para o acionamentos dos freios,
uma para cada eixo.
Eixos flutuantes de pick-up no diferencial traseiro (não cai a roda nem
se quebrar)
Lago General Carrera visto da Carretera Austra - Chile 2006 |
Esse carro foi construído por mim, de uma Toyota Bandeirante
1977 jipe curto com teto de aço cuja lataria original foi toda desmontada e
feita, remontada com parafusos de aço e borrachas novas em 2003-04, depois fiz
forração bege, 4 bancos de Marea forrados de courino marrom.
Ficou linda pintada de Verde primavera e tetos máscara dos
faróis de Branco Kilimanjaro,
cores originais da linha Toyota.
Mas era uma mecânica original de 1977, muito boa , firme, nunca
foi um carro de trabalhos pesados: foi da paróquia de Blumenau, de um fotógrafo
que foi até USHUAIA, outro fotógrafo que só andava aqui na Ilha ou estradas da
serra catarinense até eu comprar.
Saindo pra viajar recém-reformada em 2005. |
Eu queria ir até USHUAIA com ela, mas já tinha atravessado a
Argentina com outra 1977 em 1992 e a experiência me dizia que umas melhorias mecânicas como
instalar um Turbo e trocar o câmbio de 4
para 5 marchas cairia bem, fui atrás disso então em desmanches e ferro-velhos.
Acho que dei sorte pois encontrei a Caixa 5 marchas com os cardãns e
eixos modernos de uma Pick-up Toyota Bandeirante 2000, no pacote ainda vieram
freios a disco nas rodas dianteiras e ponta-de-eixo flutuante para modernizar a verdinha.
Tudo feito bem planejado com muito cuidado e paquímetro
(post aqui), mas para resumir fui duas vezes a Patagônia após a adaptação, uma
delas até USHUAIA com 20 mil km aproximadamente
nas duas viagens. Só tive problemas normais nessas aventuras: pneus furados e alguns
parafusos caindo (Toyota + estrada de chão), no mais só colocar diesel e trocar
óleo na quilometragem adequada.
Volta Patagônica 2006, Glaciar Perito Moreno. |
Ficou bem mais confortável e segura de dirigir longas distâncias porque também foi colocado uma Turbina original Toyota com o escapamento todo novo dimensionado para o volume do Turbo que junto com o sistema 5 marchas novo fez o carro andar bem mais. Para parar a Toyota agora, bem mais rápida, foi instalado um sistema de freios a AR de caminhão com duas cuícas novas, uma para cada eixo, que respondem bem rápido e sem nenhum esforço do motorista beliscou o freio parou. Também para melhorar a rodagem troquei os aros originais por aros Mangells levemente mais largos do que o original.
Este vídeo foi feito semana passada e mostra ela rodando na SC 401 em velocidade
Fotos atuais 2/01/2022 |
Então estou procurando um novo dono para a verdinha (que hoje esta um pouco RatRod), se você
leu até aqui é porque gosta do assunto e sabe do que estou falando, peço R$
55.00,00 por um carro que se estivesse com a lata feita e manutenção em dia
estaria valendo perto de cem mil. Então não aceito trocas ou propostas, somente
R$ 55 mil a vista que me fazem assinar o recibo do documento dessa jóia (hoje sem polimento).
Há!.. e paga apenas 130
reais por ano de documento para rodar, ser antigo tem suas vantagens....
Se você quer a verdinha e tem R$ 55.000,00 me ligue
(48) 999609585 ou acesse por email nenobrazil@gmail.com
insisto: SEM trocas e SEM propostas, apenas o valor pedido, grato.
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